Não, problemas com a ansiedade não é “frescura”. Precisamos levar este assunto a sério, pois estamos vivendo em mundo muito ansioso, as pessoas não sabem mais esperar, precisam de resultados rápidos. A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença.
Pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar. De acordo com o DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) os transtornos de ansiedade incluem transtornos que compartilham características de medo e ansiedade excessivos e perturbações comportamentais relacionadas. Eles diferem do medo ou da ansiedade provisórios, com frequência induzidos por estresse, por serem persistentes.
Alguns sintomas de transtornos de ansiedade são:
- Alterações no sono;
- Pensamento acelerado;
- Descontar a preocupação na comida;
- Ter medo de falar em público;
- Preocupar-se em excesso;
- Conviver com medos irracionais;
- Apresentar inquietação constante;
- Sofrer com sintomas físicos (tremores, sensação de falta de ar, coração acelerado, suor excessivo, boca seca, náuseas diarreia, entre outros);
- Problemas digestivos.
A psicoterapia é muito importante no tratamento de transtornos de ansiedade, muitas vezes é necessário combiná-la com a medicação. Mas é a psicoterapia que ajudará o paciente lidar com a ansiedade. Normalmente a pessoa ansiosa quer logo a solução, já na primeira sessão quer uma resposta para suas dificuldades e dores. E muitas vezes faz uso de medicação como um tampão para seus sofrimentos. Mas a psicoterapia é um processo, e por isso respeita as demandas do paciente e o tempo necessário para que haja a ressignificação dos sentimentos e dos acontecimentos da sua vida.
Normalmente mexer na ferida dói, e por isso temos a tendência em deixar de lado, pensando que um dia vai passar. Mas a verdade é que não passa como um milagre, é necessária a ajuda de um profissional. Não demore para procurar ajuda, pois assim você só vai adiar o problema.