A adolescência é um período de muitas mudanças, mudanças físicas e emocionais. É um período de muitas dúvidas, desejos, direitos e responsabilidades. O adolescente depara-se com a necessidade de descoberta de uma nova identidade através de novas experiências. Crescer pode ser difícil, doloroso, e por vezes o adolescente pode sentir-se deprimido, ansioso, desmotivado, impulsivo, revoltado, sendo difícil compreender os motivos do emaranhado de sentimentos que muitas vezes são contraditórios.
Para o adolescente, esse é um período de questionamentos que transcendem o convívio familiar e se estendem também para outras esferas sociais, como círculos de amizades, relacionamentos amorosos e vida escolar. E é aqui que podem surgir os grandes conflitos dessa fase, considerando que a falta de apoio e a inabilidade para lidar com o adolescente conflitante pode levá-lo a ter comportamentos autodestrutivos e aumentar os atritos entre ele e o mundo externo.
Alguns dos problemas mais comuns enfrentados por jovens durante a adolescência são: relacionamento familiar conturbado, baixo desempenho escolar, distúrbios de alimentação, agressividade excessiva, descoberta da sexualidade, dependência química, gravidez precoce, depressão, ideação suicida, automutilação, ansiedade, medos, fobias, dentre outros.
A psicoterapia é um auxílio importante na hora de enfrentar as questões que geram mal-estar na adolescência, independentemente da gravidade do problema. Ela amplia o autoconhecimento e oferece os recursos necessários para que a pessoa possa cuidar da qualidade de seus relacionamentos. É um espaço de escuta e compreensão, onde o adolescente pode se sentir mais seguro neste momento tão importante de sua vida, conseguindo gerenciar seus conflitos internos e externos de forma saudável.